quinta-feira, 15 de março de 2012

7 dicas para superar o medo






Por Dr. Marcelo Cubellun, Equipe do Bem Simples.
Médico Psiquiatra
M.N. 69874
Resumo

Se o medo o deixa paralisado, você está perdendo uma importante possibilidade de amadurecer e de crescer.
Sugerimos essas dicas para que você possa superá-lo e usá-lo como um indicador de crescimento pessoal.

1 Dedique um bom tempo para refletir qual é a razão especifica do seu temor. Não focalize só o objeto, aquilo que causa medo em você. Focalize os possíveis danos que esse objeto poderia causar em você. Identifique-os e, assim, terá dado o passo mais importante para poder enfrentar esse sentimento.

2 Pense nas suas fortalezas e nas suas capacidades, pois serão as melhores ferramentas que você terá para superar todo temor. Lembre que, graças a elas, você pôde chegar onde está hoje. Valorize-as e faça com que sejam valorizadas pelo seu entorno.

3 Faça um exercício de memória e lembre-se de cada uma das oportunidades que se apresentaram, mas que o medo não deixou você aproveitar. Avalie e pondere o custo que isso significou.

4 Não prepare um plano de retrocesso, "queime suas naus", como faziam os gregos ao chegar às batalhas, para afirmar que vencer é o único caminho possível. Não esqueça que "vencer", neste caso, será agir sem temor.

5 Não pense no fracasso como um fato único e irreversível. Se não conseguir, procure considerá-lo como uma alternativa possível. É uma das conseqüências dos seus atos. Utilize-o para enfrentar novos desafios.

6 Embora você precise analisar cada um dos seus passos, não dilate a ação. Quanto mais tempo passar, mais difícil será dar o primeiro passo. Aja pensando nos que já passaram por essa experiência antes de você e obtiveram sucesso. Aprenda da experiência dos outros.

7 Elimine da sua mente todo pensamento negativo. Procure dar espaço para pensamentos de bem-estar e aceitação da situação e das suas possíveis conseqüências.